Escolha uma Página

Munícipes santistas decidiram começar um movimento que pede a criação de faixas pet friendly nas praias da cidade. Uma das idealizadoras, Patrícia Camargo de Santana, teve a ideia após ver uma ação da Guarda Municipal, que notificou uma senhora porque ela estava passeando com seu cachorro na areia.

Descontente com a proibição, compartilhou o fato nas redes sociais e rapidamente surgiram comentários que, além de questionar a ação, sugeriam a autorização, por parte da prefeitura, de áreas livres na areia para o passeio com animais domésticos. Assim surgiu o movimento #vaitercachorronapraiasantos, que em menos de um mês já soma mais de mil seguidores.

Para apoiar a causa, basta acessar a página “eu você e os pets”, no Facebook, ou @vaitercachorronapraiasantos, no Instagram e postar foto do seu pet com a hashtag citada.

“A forma como os animais são tratados hoje mudou. Eles fazem parte da família, são bem cuidados, vacinados, não oferecem riscos de doenças, pelo contrário, as pessoas são as maiores culpadas pela sujeira. Não há mais motivo para não permitir o acesso de cães às praias da região”, alega.

PROJETO

Há seis meses, Patrícia faz parte de um grupo no WhatsApp que debate mudanças nas leis municipais em relação aos pets. Segundo ela, a cidade de Florianópolis aprovou, no mês passado, a presença de cães nas praias e ação foi bem vista. No Rio de Janeiro, o projeto também está avançado e com forte apoio popular.

“As leis são muito antigas. Aqui em Santos, por exemplo, o Código de Posturas é de 1968, uma época onde tudo era diferente, inclusive a relação que as pessoas tinham com os bichos”.

Para apresentar o projeto na Câmara, o grupo tem se reunido periodicamente para estudar quais regras seriam aplicadas nas faixas pet friendly, desde a limpeza até a estrutura do espaço. “A proposta está sendo pensada nos moldes da lei e do projeto que foi aprovado em Florianópolis. Temos veterinários que estão vendo as questões dos cuidados com os pets no sol e areia, advogados para verificar o uso do espaço público, enfim, tem tudo para ser um projeto completo e pronto para ser votado”, declara.

Na quarta-feira passada, parte do grupo se reuniu com o vereador Adilson Júnior (PTB) para discutir detalhes da proposta e, segundo ela, o encontro foi proveitoso, mas como ainda há muita burocracia, não é possível citar prazos.

Por enquanto, a ideia é entregar o projeto antes do recesso da Casa, em julho.

TENDÊNCIA

Em Santos, diversos bares, restaurantes e até o Shopping Miramar passaram a aceitar a presença de animais domésticos.

Fonte: https://www.diariodolitoral.com.br/santos/santos-estuda-autorizar-pets-nas-praias/124465/?fbclid=IwAR3f8UOr-iI18NKQGMbDE-obDtVS2hYf_D9kj6_xPHC59HzxEVLIwyW8020

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });